Ataque Ransomware causa falência de empresa

Ataque Ransomware causa falência de empresa

Uma empresa de logística britânica, com mais de cem anos de história, foi atacada pelo grupo de hackers conhecido como Akira.

Medir os danos de um ataque de ransomware não é fácil, mas esse caso mostra bem os riscos. Uma empresa de logística britânica, com mais de cem anos de história, foi atacada pelo grupo de hackers conhecido como Akira. Tudo começou com uma senha fraca usada por um funcionário em um sistema que podia ser acessado pela internet. Essa falha abriu caminho para os criminosos entrarem nos computadores da empresa, bloquearem os dados importantes e até apagarem os backups de segurança. Para devolver o acesso, eles pediram um resgate de 5 milhões de libras.

O que aconteceu na prática

Em junho, o grupo encontrou a senha de um colaborador que não tinha autenticação em duas etapas (um recurso que adiciona uma segunda camada de proteção além da senha). Com esse acesso, os hackers conseguiram se infiltrar em toda a rede da empresa, travando os sistemas e parando a operação.

Mesmo tendo regras de segurança digital alinhadas às normas do setor e até um seguro contra ataques cibernéticos, nada disso foi suficiente para evitar as perdas nem para cobrir o valor pedido pelos criminosos.

Pesquisar